segunda-feira, 11 de abril de 2011

NOMES
Beatriz Bernardes Andrade
Dafne Bernardes Corrêa
Fabiana Mara Tomazini

REENGENHARIA

" ... consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas críticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo".
Michael Hammer
"Reengineering the Corporation"

INTRODUÇÃO

A Reengenharia, criada por Michael Hammer, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.


 
TIPOS DE REENGENHARIA

Reengenharia de processos produtivos: consiste em modificar qualquer ciclo de processos padrão, que esteja em uso em uma dada organização, a fim de melhor acomodar as tecnologias novas e emergentes, bem como os requisitos dos clientes para um produto ou sistema.
Reengenharia de processos administrativos: é direcionada para alterações potenciais em todos os negócios ou processos organizacionais.
Reengenharia de sistemas de software ou produtos: é o exame, estudo, captura e modificação de mecanismos internos ou funcionalidade de um sistema existente ou produto, visando reconstituí-lo em uma nova forma e com novas características, freqüentemente para tomar vantagem das novas e emergentes tecnologias, mas sem grandes alterações na funcionalidade e propósito inerentes ao sistema.

QUANDO A REENGENHARIA É NECESSÁRIA?

Quando as empresas estão em dificuldades e nenhuma solução tomada anteriormente resolveu o problema, ou seja, a empresa está em grandes apuros.
As empresas que não estão em dificuldades, mas cuja a gerência prevê problemas à frente.
As empresas que não possuem dificuldade discernível, agora ou no futuro mas a sua gerência é ambiciosa e agressiva. Essas empresas vêem na reengenharia a oportunidade de aumentar ainda mais sua liderança
sobre os concorrentes.

REENGENHARIA – FORD

Na década de 80 a Ford passava por uma grande depressão, enquanto isso as indústrias Japonesas cresciam, ficando mais rápidas e competitivas.
Isso levou a Ford a implementar a Reengenharia, com o propósito de rentabilizar seu departamento de contabilidade.
Conseguiram atingir uma redução de 75% nas suas despesas


CASOS DE SUCESSO

IBM: Reduziu o tempo na produção de um computador de SETE dias para UM dia.
XEROX: Diminui o prazo de entrega ao produto mercado, melhorando os processos de planejamento, qualidade de seus produtos e administração.
MC DONALD´S: Aumentou a eficácia do planejamento e controle de estoque, através da informatização de suas lojas.

CASOS DE INSUCESSOS

GENERAL MOTORS: Na época do lançamento do Cadillac, os processos não foram aplicados adequadamente às estratégias da empresa, pois as inovações não foram bem aceitas pelo processo, que até então era “ antiquado ” .
KODAK: Implantou um novo software, que não foi adaptado pelo sistema. Os programas custavam caro e foram implantados arbitrariamente.

CONCLUSÃO

As constantes mudanças no mercado obrigam a um novo tipo de organizações, mais flexíveis, mais ágeis, competitivas que respondam de forma mais adequada às solicitações do mercado.
O Processo Reengenharia pode contribuir para atingir estes objetivos, desde que seja BEM ENTENDIDA e BEM APLICADA.

BIBLIOGRAFIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reengenharia
http://pt.scribd.com/doc/24486626/Jaejaneiro-Engenharia-de-Software-Reengenharia
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/reengenharia/10086/
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:uIuAiNowTMIJ:www.vidadura.org/elciolaiter/tga2/reengenharia.doc+REENGENHARIA:+O+CAMINHO+PARA+A+MUDAN%C3%87A&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESg6naGIdxUJa5oWXZmJxF1cTfzp9nPOJbxJFSl-d0Vjnmo-KtKpWMM1_hSP7YQVdZ2FhUbYExJ71JpZ-qSP-g3025kp7JkC0jZ23YYoWfvF1_17IFKfsXBuF4bfskAtwsjgjSYW&sig=AHIEtbTODaGXaK__4PwW7buIB9_-2nffeA

Nenhum comentário:

Postar um comentário