Beatriz Bernardes Andrade
Dafne Bernardes Corrêa
Fabiana Mara Tomazini
REENGENHARIA
" ... consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas críticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo".
Michael Hammer
"Reengineering the Corporation"
"Reengineering the Corporation"
INTRODUÇÃO
A Reengenharia, criada por Michael Hammer, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.
Reengenharia de processos produtivos: consiste em modificar qualquer ciclo de processos padrão, que esteja em uso em uma dada organização, a fim de melhor acomodar as tecnologias novas e emergentes, bem como os requisitos dos clientes para um produto ou sistema.
Reengenharia de processos administrativos: é direcionada para alterações potenciais em todos os negócios ou processos organizacionais.
Reengenharia de sistemas de software ou produtos: é o exame, estudo, captura e modificação de mecanismos internos ou funcionalidade de um sistema existente ou produto, visando reconstituí-lo em uma nova forma e com novas características, freqüentemente para tomar vantagem das novas e emergentes tecnologias, mas sem grandes alterações na funcionalidade e propósito inerentes ao sistema.
QUANDO A REENGENHARIA É NECESSÁRIA?
Quando as empresas estão em dificuldades e nenhuma solução tomada anteriormente resolveu o problema, ou seja, a empresa está em grandes apuros.
As empresas que não estão em dificuldades, mas cuja a gerência prevê problemas à frente.
As empresas que não possuem dificuldade discernível, agora ou no futuro mas a sua gerência é ambiciosa e agressiva. Essas empresas vêem na reengenharia a oportunidade de aumentar ainda mais sua liderança
sobre os concorrentes.
REENGENHARIA – FORD
Na década de 80 a Ford passava por uma grande depressão, enquanto isso as indústrias Japonesas cresciam, ficando mais rápidas e competitivas.
Isso levou a Ford a implementar a Reengenharia, com o propósito de rentabilizar seu departamento de contabilidade.
Conseguiram atingir uma redução de 75% nas suas despesas
CASOS DE SUCESSO
IBM: Reduziu o tempo na produção de um computador de SETE dias para UM dia.
XEROX: Diminui o prazo de entrega ao produto mercado, melhorando os processos de planejamento, qualidade de seus produtos e administração.
MC DONALD´S: Aumentou a eficácia do planejamento e controle de estoque, através da informatização de suas lojas.
CASOS DE INSUCESSOS
GENERAL MOTORS: Na época do lançamento do Cadillac, os processos não foram aplicados adequadamente às estratégias da empresa, pois as inovações não foram bem aceitas pelo processo, que até então era “ antiquado ” .
KODAK: Implantou um novo software, que não foi adaptado pelo sistema. Os programas custavam caro e foram implantados arbitrariamente.
CONCLUSÃO
As constantes mudanças no mercado obrigam a um novo tipo de organizações, mais flexíveis, mais ágeis, competitivas que respondam de forma mais adequada às solicitações do mercado.
O Processo Reengenharia pode contribuir para atingir estes objetivos, desde que seja BEM ENTENDIDA e BEM APLICADA.
BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reengenharia
http://pt.scribd.com/doc/24486626/Jaejaneiro-Engenharia-de-Software-Reengenharia
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/reengenharia/10086/
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:uIuAiNowTMIJ:www.vidadura.org/elciolaiter/tga2/reengenharia.doc+REENGENHARIA:+O+CAMINHO+PARA+A+MUDAN%C3%87A&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESg6naGIdxUJa5oWXZmJxF1cTfzp9nPOJbxJFSl-d0Vjnmo-KtKpWMM1_hSP7YQVdZ2FhUbYExJ71JpZ-qSP-g3025kp7JkC0jZ23YYoWfvF1_17IFKfsXBuF4bfskAtwsjgjSYW&sig=AHIEtbTODaGXaK__4PwW7buIB9_-2nffeA
Nenhum comentário:
Postar um comentário