Rennan Fioco Hanna
Renata Raggioti
Thiago Galvao Magalhaes
Luis Mauricio da Silva
INTRODUÇÃO
A administração do tempo é definir aquilo que é importante e urgente .Tentar separar o que não é importante nem urgente .Ela pode ser usada nas empresas e em nossas vidas , permitindo a organização de metas pessoais e profissionais com menor desperdício de energia física e mental.
A falta de tempo para fazer tudo que gostaríamos, é uma das reclamações do ser humano. Quem administra o tempo, tem tudo sob controle e quem não administra o tempo é por ele dominado.
A verdade é que administrar o tempo não é programar a vida nos mínimos detalhes: é adquirir controle sobre ela.
Quem tem tempo não é quem não faz nada: é quem consegue administrar o tempo que tem.
Tempo é vida, dinheiro e redução de Stress.
Antes de começarmos a falar sobre administração do tempo, é preciso entender o que vamos tentar administrar. Afinal, o que é o tempo? Como funciona? Por que às vezes passa voando e às vezes demora a passar?
O tempo pode ser dividido em duas categorias: o tempo medido e o tempo vivido. Na realidade, o que nos importa é o tempo vivido. Por isso, quando acaba o mês e você sente que não conseguiu realizar nada que havia planejado, é porque alguma coisa está errada.
Isso porque o tempo é a coisa mais democrática que existe: todos nós temos, todos os dias, as mesmas 24 horas disponíveis. O problema não é o tempo, mas como você vivencia o tempo.
Para saber administrar o tempo , é necessário conhecer-se a si mesmo , e saber qual é o seu horário mais produtivo , manhã , tarde ou noite e direcionar as atividades mais importantes para este horário.
Um dos grandes problemas que as pessoas percebem na administração do tempo é não saber a diferença entre urgência, importância e prioridade.
Urgência está ligado ao tempo, ao prazo de execução e de início da tarefa. Uma tarefa pode ser mais urgente ou menos urgente, dependendo dos prazos que ela tem.
Importância é o quanto aquela tarefa irá agregar para se atingir os nossos objetivos profissionais ou pessoais, dependendo da tarefa.
A prioridade da tarefa surge a partir da combinação de seu grau de urgência e importância.
A desatenção e a falta de foco podem roubar horas do nosso dia sem percebermos. Focar não é uma habilidade que se adquire do dia para a noite, precisamos criar esse hábito em nossa mente. É interessante começar com pequenas atividades, e depois começar a ampliar o seu tempo de foco.
Ter tempo com qualidade não é mágica ou impossível, é mais do que factível uma vida com mais tempo e vida, mas isso depende apenas de você.
Entrevista
Luis Fernando – Graduado em Administração
1-Porque você optou pelo curso de administração ?
R- Optei pelo curso porque se trata de uma área quem vem se desenvolvendo no mercado de trabalho, a administração é um dos ramos que além de ter campo pra trabalhar , abrange um aprendizado em diversas áreas desde pequenas empresas à grandes empresas , tendo um leque imenso e antes mesmo de se formar , conseguimos definir em qual campo conseguimos nos identificar.
2- Como você planeja seu tempo ?
R- Planejar o tempo é difícil , mas procuro estabelecer prioridades , tento me organizar com ajuda de agendas , lembretes , celular .
3-Você tem alguma agenda diária ?
R- Sim , é uma excelente forma de nos organizar , anoto tudo pra não esquecer .
5- Você controla seus e-mails , qual a necessidade de uma administrador controlá-los ?
R- É essencial verificar essa ferramenta para podermos nos manter sempre informados .
6- Você precisaria de um dia com 48 horas ?
R- Não seria necessário , para um administrador , organização e métodos de planejar seu tempo é essencial .
7-Você se espelha em alguém , quem e porque ?
R- Me espelho sim , no fundador do Bradesco (Amador Aguiar ) , homem simples nascido em Ribeirão Preto , pessoa que um dia já não teve o q comer , nem sequer um grão de arroz pra cozinhar em sua casa e num certo dia , na porta de um restaurante perguntaram-lhe :
-- Você aceita um prato de comida ?
Ele respondeu :
-- Se você puder me ajudar , me ajude a conseguir um trabalho em seu restaurante pra eu mesmo pagar meu almoço !
Percebemos a partir desses exemplos que pra ter sucesso basta termos vontade de vencer e dar o primeiro passo !
CONCLUSÃO
Administrar o tempo pode ser considerado como administração pessoal.
É preciso montar uma lista mestra e até mesmo uma agenda diária, priorizando as tarefas a serem realizadas ao longo do dia. Em pouco tempo você verá que seguindo essa forma de organização seu dia renderá muito mais, e ficará mais fácil de alcançar seus resultados.
O excesso de informação é um grande ladrão do tempo, reduza o número de opções em sua vida e procure exercer suas funções e prioridades no seu melhor horário manhã, tarde ou noite.
Usar mais os softwares a nosso favor é uma boa idéia. Existem hoje vário Gerenciadores de informações pessoais, de Contatos e até recuperadores de texto que nos auxiliam em nossa vida pessoal e profissional.
Para reduzir as interrupções desnecessárias, temos que aprender a dizer não em e ser firme, filtrar os e-mails e até mesmo usar as palavras mágicas: desculpe-me, por favor e obrigado.
Definir metas e objetivos reduzem o tempo a nosso favor.
Uma das situações que consomem muito o tempo são os telefonemas, deixar recados ou enviar um torpedo evitam o desperdício de tempo. Outro vilão de tempo é o e-mail, tentar organizá-lo com pastas diversas para arquivamento, ter assinatura eletrônica e até mesmo ter um corretor ortográfico minimiza o tempo.
"O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida." (Charles Darwin)
"A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo. (Victor Hugo)E – Referências
http://www.vocecommaistempo.com.br/ebook/003201_administracao_tempo_1.pdf
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/tempo/020804-administracao_tempo.shtm
www.youtube.com
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