MARKETING PESSOAL
GRUPO :
DIEGO FLÁVIO DOS SANTOS.
DOUGLAS HENRIQUE DA SILVA.
JOÃO PAULO BATISTA LEITE.
JONAS GUERRA MARTINS.
“Marketing Pessoal é uma estratégia atual cujo objetivo é orientar os profissionais de qualquer categoria a manter sua posição no emprego que têm ou a conquistar nova posição no mercado de trabalho, utilizando técnicas adequadas e atuais, que sejam esclarecidas, competitivas e levem, de fato, à vitória desejada. Essas técnicas incluem sua formação profissional, experiência, boa apresentação de seu currículo até sua forma de vestir, de falar, sua postura, sua entrevista com o selecionador, seu comportamento pessoal.”
Quando falamos de um produto, sabemos que há empenho para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing, os meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.
O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício da sua própria carreira. Fazer ser notado, não simplesmente por sê-lo, mas sim ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Não é ser o chamado “puxa-saco”.
Ser observado desnecessariamente por suas “aparições” tolas é péssimo, porquanto será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional. Neste caso, aquele ditado “fale bem ou mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que “falar mal” significa dizer que você não é a pessoa ou profissional ideal.
Esse tipo de marketing é uma das ferramentas mais eficientes para fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua forma de se comunicar e de se apresentar contribua a favor do ambiente profissional e de uma possível contratação.
Outras características importantes do marketing pessoal são os cuidados com a ética e a habilidade de motivar a si mesmo e as pessoas em sua volta .
Foi se o tempo em que o marketing pessoal era um instrumento político falso, visando apenas uma conquista específica. Hoje para avançar em meio à verdadeira selva social em que se transformou o capitalismo, ele vem se tornando uma ferramenta cada vez mais necessária para todos, ou seja, se você quer ter sucesso profissional, ter um bom emprego e um bom cargo, você tem de construir o seu marketing pessoal .
Saber ser compreensivo e comunicativo , ter elasticidade liderança e ética , são características que não podem faltar .
Vejamos algumas dicas para se construir um bom marketing pessoal :
1- Você deve ter liderança; havendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.
2- Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.
3- Precisa saber o que está fazendo e o porquê está fazendo. Fuja de realizar algo que apenas mandaram, sem saber do que se trata. Diferencie-se. Torne-se um especialista em suas atividades e saiba o motivo para a execução delas.
4- Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.
5- Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver a oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.
6- Seja uma pessoa otimista e bem humorada. Ninguém gosta de “rabugentos”, aqueles profissionais que até o pequeno cacto, ao lado da mesa, murcha. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem-estar a todos à sua volta.
7- Faça um bom planejamento para aonde você pretende chegar; qual situação que você almeja profissionalmente e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo, desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.
Podemos perceber, então, que quem não é visto, não é lembrado, mas é muito melhor ser lembrado pelas características positivas, habilidades e competências que colaboram para que você se destaque no ambiente de trabalho.
Ser citado como um profissional participativo, seguro, responsável, líder, ético, bem humorado e organizado não prejudica ninguém e confirma para a empresa que ela fez a escolha certa ao tê-lo em sua equipe, afinal, a imagem da empresa, seus produtos e serviços depende muito da imagem percebida de seus colaboradores. Aproveite para potencializar suas características positivas e verificar quais são as suas necessidades de melhoria para conseguir se destacar profissionalmente.
CONCLUSÃO :
Não adianta em nada ser um graduado profissional com ótimas qualidades se você não divulgar isso, um gênio sem marketing pessoal é sem dúvida um gênio desconhecido no mercado de trabalho.
Em meio a um mercado de trabalho altamente competitivo, é indispensável que o indivíduo se destaque perante aos seus concorrentes, não basta somente investir em seu currículo, é preciso também saber divulgar corretamente o seu conteúdo, suas características de convivência e de relacionamento .
E lembre-se: se estiver participando de um processo seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa. Não vá para aprender; vá para contribuir. A empresa quer resultados; ela não é uma escola. Com certeza você aprenderá muito onde trabalha e obterá excelentes experiências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado.
Fontes : http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Artigo/5216/como-fazer-um-bom-marketing-pessoal.html - 26/03/11
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